O livro compila informações sobre a atividade de sísmica e seu potencial impacto na fauna marinha e reúne dados sobre avistagens de cetáceos, quelônios, peixes e aves marinhas e a observação do comportamento de cetáceos em relação à fonte sísmica.
A ideia de escrever um livro sobre os resultados de seis anos de monitoramento a bordo de navios de prospecção sísmica é um projeto antigo, que não sabemos nem quando começou. O importante é que temos vários motivos que nos levaram a dar prosseguimento ao projeto...
A possibilidade de transmitir o conhecimento que adquirimos ao longo deste tempo e contribuir com um dos assuntos que, atualmente, tem atraído a atenção de muitas pessoas, nos pareceu um motivo bem razoável. Um outro motivo, é que conseguimos reunir informações sobre ocorrências de cetáceos, quelônios, peixes e aves marinhas em diferentes ambientes costeiros e oceânicos, desde a Bacia Sedimentar do Pará/Maranhão até a Bacia de Santos, que merecem ser disponibilizados para o meio científico. Outra razão é que as observações realizadas a bordo dos navios de sísmica e suas embarcações de apoio e assistentes representam fonte de conhecimento sobre a fauna e a sísmica, ou seja, voltamos ao ponto inicial de uma das razões pelas quais chegamos aqui.

Dentre os cetáceos observados, principal foco do livro, foram identificadas seis espécies de Mysticeti (baleias) e 14 espécies de odontocetos (cachalotes, blackfish e golfinhos).
O livro é composto de 14 capítulos e diversos autores, membros de uma equipe preciosa, por meio de muitas horas de embarque, afastamento da família e dos amigos, dedicação, responsabilidade e muita paciência, reuniram um banco de dados que está sendo apresentado nesta publicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos pelo seu comentário