A PGS








A Petroleum Geo-Services (PGS) é uma Empresa de geofísica na liderança mundial. A PGS oferece uma extensa linha de serviços sísmicos e produtos para a indústria do petróleo, incluindo aquisição de dados, processamento, análise de reservatório e interpretação. A empresa também possui a mais extensa biblioteca de dados multi-cliente. Com sede em Oslo, Noruega, a empresa tem escritórios em 30 diferentes países, e escritórios regionais em Londres, Houston e Singapura.

Desde o início da empresa, em 1991, a PGS tem sido a pioneira no desenvolvimento de aquisição sísmica multicabos, produzindo eficientemente dados sísmicos 3D de alta densidade (HD3D) em todos os ambientes. O grupo de geofísica marinha tem experiência incomparável em aquisição, o que é refletido no desempenho e na eficiência de suas embarcações.

A PGS é a única empresa de sísmica que reboca até, pelo menos, 16 cabos, os quais oferecem um aumento total da eficiência na coleta dos dados sísmicos, com menor duração dos levantamentos e redução do empenho da fonte em um suposto levantamento.


A proteção ao meio ambiente é uma responsabilidade coletiva dos indivíduos, dos governos, das empresas e da sociedade em geral.  A PGS está comprometida com a prevenção de danos ao meio ambiente, minimizando os riscos de suas operações. Todos os navios da PGS operam sob um rigoroso procedimento de gerenciamento de resíduos, para a prevenção da poluição, por meio da segregação de resíduos e da reciclagem dos produtos.

No Brasil, a PGS foi a primeira empresa privada de geofísica a obter licenciamento ambiental junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para aquisição de dados sísmicos marítimos 3D, não exclusivos, em águas jurisdicionais brasileiras. A PGS realizou aquisição sísmica em mais de 40 blocos e/ou campos de prospecção localizados desde a Bacia do Pará/Maranhão (1°20’N) até a Bacia de Santos (27°10’S).

Em síntese, a PGS destaca-se pela sua excelência na área ambiental, e se revela, antes de mais nada, por ter sido pioneira no licenciamento ambiental; pela extensão territorial de áreas licenciadas; pelo desenvolvimento de metodologias e procedimentos, hoje incorporados à rotina operacional de todo o mercado de sísmica no Brasil, particularmente, nos Projetos de Controle e Monitoramento Ambiental; pelo incentivo e apoio em publicações científicas geradas a partir dos monitoramentos ambientais, revelando transparência e compromisso socioambiental; e pela atitude proativa de interação com as comunidades pesqueiras costeiras, desenvolvendo ações preventivas e corretivas que asseguraram um relacionamento harmônico e duradouro com as mesmas.

A PGS executa suas atividades com qualidade, segurança, comprometimento, integração participativa e responsabilidade socioambiental. Por isso, a Empresa é reconhecida como referência pelos órgãos ambientais, pela indústria, pelas comunidades pesqueiras, pela comunidade científica, pelas autoridades e organizações não-governamentais.